- Verifique Antes de Ler
- Posts
- Ano Um
Ano Um
Antes de ler, verifique se não é seu aniversário, quer dizer... NOSSO aniversário.
É uma loucura olhar pra trás e ver que o Verifique Antes de Ler funcionou por um ano inteiro, e é mais loucura ainda pensar que ele vai continuar funcionando. Sei lá, trabalhar com arte no Brasil é sempre uma sensação de “esperando a vida atirar alguma coisa da qual não vamos conseguir nos recuperar” — quantos projetos legais não pararam, porque as pessoas responsáveis não tinham mais condições de se dedicar, seja por perrengues pessoais, falta de retorno ou até porque lindas oportunidades se abriram para suas vidas em outro lugar? Um ano de funcionamento pode não ser muito, mas é uma vitória.
Como nerds incorrigíveis que somos, decidimos trazer algumas estatísticas sobre o primeiro ano de funcionamento da VAL:
Durante esses 12 meses, publicamos 56 textos. Ao final deste texto, o total será de 66.617 palavras, o que é equivalente a um “Dom Casmurro”.
Os três textos mais lidos da VAL foram “Como aproveitar o exploda seu Kindle”, “A literatura nacional não é copinho de leite” e “Fantasia e combate ao fascismo”.
Esses textos são a cara da VAL, porque representam nossa filosofia de refletir sobre o que a gente consome e escolher com responsabilidade como engajamos com o conteúdo que nos é oferecido, aplicando críticas onde necessário. Inclusive, o Encha seu Kindle já foi, mas o tutorial do artigo funciona para ensinar as pessoas a baixarem os livros gratuitos da Amazon em todas as épocas do ano. Se você tem amigos, primos, sobrinhos, afilhados, colegas de trabalho ou inimigos jurados que gostam de ler, vale a pena compartilhar a informação.
Nossos textos são divididos em 9 categorias (você pode ler sobre cada uma no nosso post de apresentação), e as duas categorias com o maior número de textos são a “Mania de leitore” e as “Listas temáticas”.
Na Mania de leitore trazemos reflexões variadas sobre literatura: memórias afetivas de quando líamos Agatha Christie com nossas avós, questionamentos sobre a formação do nosso gosto literário, reflexões sobre contação de histórias, sobre influências do cinema na literatura, e muito mais.
Já nas listas temáticas, nosso diferencial é que só falamos sobre livros que realmente lemos. Falamos do livro como um todo, não só uma cópia da sinopse. Nossas listas são curtas, 4-7 itens cada, para ter espaço para falar o que tornou cada livro memorável. O mundo já tem muitos influencers fazendo listas de 359 livros de fantasia sáficos que só tem o título e, no máximo, tropos. Aqui a gente prioriza falar sobre os livros com pausa e conhecimento de causa.
Entre as listas temáticas, as resenhas, as recomendações mistas e as coisas que falamos só de passagem em meio a outros textos, tivemos 115 indicações de leitura na VAL, divididas entre livros, contos e histórias seriadas. Dessas 115, 86 foram nacionais e, a grande maioria, deste século.
Passar um ano inteiro publicando textos semanalmente só foi possível graças aos nossos colaboradores. Começando pela Mile e pelo Roger, que, junto comigo, integram o Conselho Editorial Muito Sério™ e que ajudam a decidir quais textos estão prontos para publicação e a ordem na qual eles vão entrar no calendário, fora as planilhas monstruosas da Mile para controle do fluxo de escrita. E então temos nossa equipe de revisão, composta por revisores de verdade (mandem jobs!), sempre garantindo que os textos da VAL estejam na sua melhor forma antes de sair para o mundo: Davi, Denize e Luiz Felipe. E, claro, as pessoas autoras que recomendam livros e escrevem artigos, filosofando sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais: Ícaro, Júlia, Marcelo, Night, Rai, Roberto e Yuri.
Queremos agradecer também os nossos 128 assinantes da newsletter e 355 seguidores do Bluesky e Instagram. Cada vez que um de vocês comenta ou compartilha nossos textos, sentimos que o que estamos fazendo é relevante. São muitos prints no grupo de Whatsapp da VAL dizendo “olha só o que tal pessoa disse sobre o texto dessa semana! <3”. Se você ainda não é um dos assinantes da VAL, podemos resolver isso agora: clica no botão e preencha seu e-mail. É gratuito e mandamos apenas um e-mail por mês, para não encher o saco, mas garantir que você veja todos os textos do mês.
Para o Ano Dois, temos alguns planos empolgantes. Pra começar, teremos colaboradores novos, fruto do nosso recente período de recrutamento. Também pretendemos mudar gradualmente para uma plataforma que seja mais prática para comentar — o Beehiiv é bom para os envios mensais, mas metade da graça é poder ter esse diálogo com vocês que nos leem. Outros planos vão ser traçados ao longo do percurso, e, sempre que tivermos novidades, você pode contar com uma atualização por e-mail ou através dos nossos perfis oficiais no Bluesky e Instagram.
Esperamos que vocês continuem nos acompanhando,
Um abraço,
Ana Carolina Dantas
Editora-chefe
e todas as valquírias.
Revisão: Denize Gaspar
Reply