Verifique Antes de Ler No 9, ano 2

Resenhas, fanfics e apps de leitura

Olá, gente, como vão?

Encerramos mais um mês aqui na VAL e, como de praxe, trazemos um resumão do que aconteceu nesse estranhamente longo setembro. Tivemos um mês movimentado com ensaio sobre fanfics, resenhas de livros lançados este ano, texto dedicado a uma revista que não lança mais e sobre um aplicativo de leitura bom pra cachorro (mais pra esquilo, na verdade).

Clique no banner ou no título para a leitura.

Banner com a capa do livro “Kimono Kids”, de Paula Gomes. Na capa, uma pessoa vestida como um ladrão dos desenhos animados joga um monte de dinheiro sobre os prédios de uma cidade à noite. Essa pessoa está pendurada no título do livro e carrega consigo um saco de dinheiro. Ao lado da capa, o nome e o retrato de Roger Portela, uma pessoa branca com cabelo cacheado preto volumoso que cai na altura da nuca. Tem barba e bigode da mesma cor e está usando óculos escuros e uma camisa azul. No fundo do banner, a capa do livro ampliada e desfocada.

Nossas leituras

A comédia não é lembrada como um gênero literário de sucesso, mesmo que haja exemplares de respeito. Nesse texto, Roger Portela resenha “Kinono Kids”, de Paula Gomes, livro de comédia hilário que trata sobre o cotidiano de personagens excêntricos lidando com as maiores novidades entre os jovens.

Banner azul claro com as quatro capas de ambas as edições 1 e 2 da Revista Mafagafo, dispostas num mosaico em cada lado do banner. Elas são coloridas e cada edição tem um estilo diferente: aquarelas mostrando vários mafagafos (edição 1) e ilustrações digitais em estilo pulp mostrando o contexto das histórias, como zumbis, cenários cyberpunk e de realismo mágico (edição 2). No centro, a figura estilizada e hipotética de um Mafagafo (uma criatura oval com dois olhos brilhantes). Texto por Ícaro de Brito, parte 1.

Minhas Mafagafos favoritas – parte 1

Listas temáticas

Se você esteve no mundo da literatura entre 2018 e 2022, sabe o que foi a Revista Mafagafo, e provavelmente também sente saudades. Em seu texto dividido em partes, Ícaro de Brito lista alguns contos que o marcaram nas duas primeiras edições da revista, ainda em fase experimental.

Banner mostrando uma caneta e um caderno aberto fotografados de cima. No topo da página da esquerda lê-se “Capítulo 1”, acompanhado de corações rabiscados em vermelho. Na página ao lado, uma foto preto e branco de Spock e Kirk, personagens de Star Trek, com um coração vermelho entre eles. Spock é um alienígena de pele clara, cabelo escuro, sobrancelhas pontudas e semblante sério. Kirk é um humano de pele clara e está segurando a réplica de uma nave espacial futurista. Em cima da fotografia está pregada a capa de uma fanfic de Star Trek entitulada “Spockanalia”, que retrata Spock e Kirk lado a lado.

Fanfics contra o fascismo

Mania de leitore

Fanfics costumam ser textos guiados pela paixão de fãs, e Coral Daia discorre nesse ensaio sobre como as fanfics e toda a liberdade que seus próprios autores tomam sobre suas histórias favoritas podem ser uma espécie de afronta a um mundo cada vez mais liberal e facista.

Banner ilustrativo com fundo verde-claro. À esquerda, duas nozes; ao centro, o logo do app Skeelo, que é um esquilo estilizado; à direita, uma pilha de livros com uma xícara de café em cima. Duas setas brancas entre os desenhos indicam o caminho das nozes para o logo e do logo para os livros.

Lendo de graça com o Skeelo

Listas temáticas

Nesse texto, Ana apresenta o Skeelo, um app de leitura que tem uma série de funcionalidades que lhe dão uma certa diferenciação diante das grandonas do mercado, como a Amazon: parcerias com operadoras telefônicas, trocas de livros, etc. E, de quebra, Ana ainda indica alguns livros presentes no aplicativo (alguns deles já comentados aqui na VAL).

Banner ilustrativo para o texto com uma montagem em tons de marrom usando uma pintura de São Cipriano e Santa Justina. A pintura foi recortada para encaixar em uma moldura inclinada para a direita centralizada banner e é ladeada por um fundo marrom mais escuro à esquerda e por um fundo bege à direita. A pintura é uma representação clássica dos dois santos. São Cipriano está à esquerda com uma Bíblia na mão, ele tem cabelos e barba grisalhos, sua barba é cheia e longa, há várias cruzes estampadas em suas vestes, que são em tons de creme, rosa, turquesa e dourado. Santa Justina, à direita, segura uma cruz junto ao peito e está com a cabeça coberta pela roupa, que é azul-escura e salmão. Ao fundo, há uma uma rua de arquitetura romana ou grega e uma árvore.

Uma santa e uma bruxa entram num bar…

Nossas leituras

Yuri Cortez escreve aqui uma ótima resenha do livro “A bloguerinha das calopsitas”, de Ana Dantas, e faz um paralelo com a historiografia das bruxas e com as hagiografias (narrativas sobre a vida de santos no catolicismo).

O fundo do banner é uma malha azul acinzentada de tricô, e na frente dela, dispostas em colunas levemente inclinadas, estão as capas dos livros “Café passado e outros dotes de valdete”, “estranhas irmãs”, “O castelo animado”, “Fios de ferro e sal”, “A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres” e “Os criminosos vieram para o chá”.

Protagonistas velhinhas na ficção

Recomendações mistas

Nossas Valkyrias, neste texto, indicam livros diversos de fantasia, mistério e ficção científica sobre protagonistas que não estão mais no auge da sua juventude, mas vivem suas aventuras bastante tempo depois disso.

Esses foram os posts do mês de setembro. Se você gosta da VAL ou de algum texto em específico, encaminhe este e-mail ou compartilhe em suas redes sociais! Você também pode acompanhar nossas publicações no Bluesky e no Instagram. Até mais!

Não se interessou pelos posts do mês? Navegue pelo arquivo do blog:

Reply

or to participate.