Verifique Antes de Ler No 10, ano 2

Necromantes e metafísica no mês de outubro

Olá, pessoas, como estão?

Outubro chega ao fim com o fantasma do fim do ano (só faltam mais dois meses, loucura, não?) e, como de costume, foi um mês cheio aqui na VAL. Apesar de, para nós, não ter sido um mês temático, foi um mês para continuarmos falando da falecida Revista Mafagafo e para um texto sobre a anatomia da necromancia (o trocadilho foi inevitável). Mas, fora essas coincidências, temos ainda uma resenha e algumas reflexões sobre leitura e redes sociais.

Clique no banner ou no título para a leitura.

Banner de divulgação do texto sobre o livro Reencarnei como uma jujuba, do escritor Douglas Domingues. Do lado esquerdo, uma foto em formato de gota de Roger Portela, ele é um homem branco com cabelo encaracolado até a altura do ombro/queixo usando óculos de sol e uma camisa azul com detalhes brancos. Do lado direito, a capa do livro. Ela é ilustrada com desenhos de traço preto e linha forte e característica cartunesca, contrastando o preto com o branco, e utilizando cores fortes. Visto de cima, o desenho mostra prateleiras de supermercado, com diversos itens expostos com preços variados, mas sem necessariamente deixar claro quais são os produtos. Na parte de cima, um braço longo de estende, e entre os dedos, dois olhos vermelhos observam. A mão pintada em amarelo ovo, e os olhos, de um vermelho intenso, contrastam com lá tons pastéis dos produtos nas prateleiras. Na parte de cima da capa do livro, o título está em tipografia arredondada, desenhada “Reencarnei como uma jujuba, e outros textos igualmente degradantes”. O nome do escritor está acima, pintado em várias cores primárias.

Nossas leituras

Na resenha de mais uma comédia, Roger Portela disseca o livro de contos (e poesias!!!) de Douglas Domingues, falando sobre como ele soa ao mesmo tempo um livreto de piadas e um livro cheio de reflexões metafísicas absurdas.

Banner com fundo liso em um tom claro de amarelo. No centro e um pouco para cima, o ícone da revista Mafagafo, rodeado pelo texto “por Ícaro de Brito” em cima e “parte 2” em baixo, todos no mesmo tom escuro de cinza. Espalhados pela imagem, estão capas de 13 edições diferentes da revista Mafagafo. Elas são todas ilustradas e apresentam um estilo de design que remete a histórias em quadrinhos.

Minhas Mafagafos favoritas parte 2

Listas temáticas

Ícaro de Brito continua sua saudosa lista de favoritos da Revista Mafagafo, dessa vez com contos do terceiro ano, o ano mais cheio da revista.

foto em preto e branco de uma mulher lendo um livro debaixo de chuva enquanto segura um guarda-chuva branco. Ela é uma mulher de pele clara com traços do leste asiático, está com o cabelo preso e veste uma regata preta.

Os piores momentos para ler são os melhores momentos para ler

Mania de leitore

Nesse texto de fácil identificação para leitores assíduos, Coral Daia fala sobre seu costume de ler em lugares em que não se costuma ler, e dos perrengues que já passou por causa desse hábito.

uma mulher branca narra um livro infantil usando um microfone de mesa e fones de ouvido laranja. Ela está maquiada e seu cabelo na altura do ombro é rosa, liso e com franja.

O problema das bookredes

Mania de leitore

Em “O problema das bookredes”, Rai Gumerato disseca as redes sociais e demonstra como elas são cheias de vícios que modificaram de maneira aparentemente irremediável nossa forma de consumir literatura.

Banner ilustrativo mostrando as capas de quatro livros simulando recipientes despejando ingredientes em um liquidificador. Dentro do liquidificador, há um líquido verde e um globo ocular. Os livros são: “Orquídea da noite”, de Laís Lacet; “Necromante-Rei”, de Nina O’Neill; “Máscara para os mortos”, de M. P. Neves; e “Fundador do cultivo demoníaco”, de Mo Xiang Tong Xiu . O banner tem um fundo bordô com linhas cor-de-rosa formando o desenho de uma cozinha.

Sabor literário: necromancia

Mania de leitore

Ana Dantas volta com sua coluna “sabor literário” para falar sobre algumas possibilidades de drama da necromancia na literatura, passando por algumas histórias que trabalham isso com bastante qualidade.

Esses foram os posts do mês de outubro. Se você gosta da VAL, de algum colunista específico ou de nossos textos, encaminhe este e-mail ou compartilhe em suas redes sociais! Você também pode acompanhar nossas publicações no Bluesky e no Instagram. Abraços!

Não se interessou pelos posts do mês? Navegue pelo arquivo do blog:

Reply

or to participate.