Verifique Antes de Ler No 1, ano 3

Listas, resenhas, motivos não convencionais para ler um livro e sua dose mensal fatalismo

Olá, pessoal, como vai?

Janeiro se despede com muitas promessas para 2026, principalmente aquelas que se referem à leitura. Dessa forma, acaba sendo um mês para olharmos para frente, não deixando de lado o que houve no passado. Pensando nisso, esse mês na VAL tivemos textos mostrando as melhores leituras de nossas VALkyrias em 2025, resenhas, Desencalendo, um pouquinho sobre a Amazon e até sobre o prazer de ler o que não gostamos.

Clique no banner ou no título para a leitura.

Banner com fundo escuro mostrando fogos de artifício e um mosaico com as capas dos livros “Se minhas lembranças fossem suas”, “Colégio do Lago Transverso”, “Juramento de sangue”, “A história termina com um carro vazando óleo no fundo do lago de um pesque-pague abandonado”, “Prosérpina” e “Como nascem os fantasmas”.

Recomendações mistas

Nossas VALkyrias listam os melhores livros nacionais que leram em 2025. De gostos diversificados, temos de comédias cáusticas ao horror, passando pela romantasia e por histórias emocionantes, com certeza há algo aqui para você.

Banner com a figura da Morte em preto e branco, uma caveira encapuzada segurando uma foice e um tablet com a capa colorida do livro “O caçador de apóstolos” de Leonel Caldela. Nessa capa, vários personagens aparecerem desenhados de forma estilizada, flutuando espalhados pela imagem. Entre eles, é possível discernir uma mulher com poderes mágicos e um homem com escudo e espada. Ao lado desses elementos, o texto “Resenha Remix M. P. Neves”, com a foto de M. P. Neves  logo abaixo, em formato redondo. Ele é um homem branco de cabelo preto comprido e óculos.

Resenha remix - As profecias de Urag, de Leonel Caldela

Nossas leituras

Em mais uma das suas resenhas remix, M. P. Neves discorre agora sobre As Profecias de Urag, duologia de Leonel Caldela composta pelos livros “O Caçador de Apóstolos” e “Deus Máquina”, fantasia (científica) medieval recheada de combates sangrentos e com uma certa temática antirreligiosa.

Banner colorido com o desenho de um livro azul sobre uma mesa de madeira, visto de cima. Na capa do livro, um selo indicando o “Lote” proveniente da Amazon e uma validade desconhecida, tal qual um produto perecível.

A contemporaneidade e a perenidade das coisas

Mania de leitore

R. R. Portela, em todo o seu fatalismo, reflete sobre um cenário hipotético: o que seria da nossa literatura contemporânea se, de um dia para o outro, a Amazon simplesmente apagasse de seu banco de dados todos os livros digitais que publicamos através dela?

Banner de fundo preto com várias capas de livros dispostos num mosaico inclinado para a esquerda. Os livros são: “Oculi” de Clarice França, “Necromante-rei” de Nina O'Neill, “O espírito da batata e outras histórias” de Benjamim Franco, “A crisopeia de Victoria Harvey” de Adriana Rodrigues, “Birdie Lou, o cowboy que não sabia morrer” de Júpiter, “Hora dos Corvos: Um conto de Atlas e Grimm” de Ana Jeckel, “Ping-pong e drama” de Hataoh e “Relicário bruxo e os artefatos de poder” de vários autores. No canto esquerdo embaixo do banner, há um adesivo redondo e vermelho com o nome do projeto “#Desencalendo”.

Destaques do Desencalendo 2025

Listas temáticas

Nesse texto, Ana faz uma miscelânia das suas leituras favoritas de 2025 no Desencalendo: projeto feito para, no mês de janeiro, ler textos que estão encalhados há muito tempo em seus kindles ou TBRs da vida.

Banner de fundo preto com textura de papel amassado. Centralizado no meio da imagem, o emoji 😈 lê um livro de capa azul. Ao redor dele, várias cópias menores em menor opacidade se espalham pela imagem.

Prazer em livros que eu odeio

Mania de leitore

Ícaro de Brito, nesse texto, fala um pouco sobre como ele acha prazeroso ler livros que ele não gosta e como pode ser divertido de diversas formas analisar, discutir e continuar lendo livros que não nos agradam.

Esses foram os posts do mês de janeiro. Se você gosta de nós de maneira geral ou de algum colunista específico, encaminhe este e-mail para um amigo ou compartilhe em suas redes sociais!  Você também pode acompanhar nossas publicações no Bluesky ou no Instagram. Abraços!

Não se interessou pelos posts do mês? Navegue pelo arquivo do blog:

Reply

or to participate.