Verifique Antes de Ler No 7, ano 2

Obras com mensagens sutis, dicas para quem escreve, livrarias e tigres da mudança climática.

Olá, pessoal!

Encerramos mais um mês aqui no Verifique Antes de Ler, e está na hora de recapitular os posts de julho. Tivemos várias reflexões interessantes sobre hábitos de leitura, clique nos títulos ou banners para ler os textos completos.

Banner com três painéis do mangá Berserk. Eles mostram dois homens em uma biblioteca ou sala de estudos. Um homem sarado de regata preta e cabelo preto curto sentado numa cadeira, e um homem de cabelo claro longo lê e assina documentos numa mesa de tampo inclinado sob a luz de um candelabro. Eles passam alguns quadros em silêncio, mas o homem de cabelo preto pergunta: “Então, você precisa que eu faça alguma coisa?”, e o homem de cabelo claro hesita antes de responder.

Mania de leitore

O mangá “Berserk”, de Kentaro Miura, é famoso por ser uma obra pesada, cheia de gatilhos, mas o escritor M. P. Neves oferece uma interpretação alternativa e fala sobre como leituras superficiais às vezes nos impedem de extrair a verdadeira mensagem de uma obra.

 Foto de uma pessoa lendo e fazendo anotações. Logo em frente, vários livros empilhados de modo aleatório.

A leitura é o estudo mais importante para quem escreve

Para quem escreve

A autora Coral Daia fala sobre como a leitura é uma forma passiva (e muito necessária) de exercitar a escrita, agregando vocabulário, referências e convenções que podem ser utilizadas em trabalhos futuros.

Banner com a foto de uma duna no plano de fundo. Capa do livro "Viajantes do abismo" que mostra uma mulher usando óculos de proteção em meio a um deserto; no reflexo dos óculos aparece um abismo vermelho. Ao lado da capa, foto da Lígia Colares, uma mulher negra de pele clara, com os cabelos encaracolados cortados na altura do queixo, fazendo cachos rebeldes ao redor do rosto. Ela está usando um óculos escuro preto, sorrindo discretamente para a câmera enquanto a mão direita segura a cabeça levemente inclinada para a direita.

O aquecimento global montado nas costas de um tigre: uma resenha de “Viajantes do Abismo”, de Nikelen Witter

Nossas leituras

Lígia Colares fala sobre “Viajantes do Abismo”, o livro steampunk de Nikelen Witter que traz paralelos dolorosos com a crise climática que vivemos hoje.

 imagem de fundo verde quadriculado mostrando as silhuetas em traços grosseiros de uma pessoa em várias fases da vida. Na direita a silhueta é de uma criança pequena, cor de rosa, e a cada imagem ela cresce e vai mudando de cor num degradê que passa pelo vermelho e roxo e termina no azul, a silhueta final é de um adulto com maleta e falando no telefone.

Uma habilidade como qualquer outra

Mania de leitore

Ninguém se torna um leitor da noite para o dia: a leitura, como qualquer outra habilidade, precisa ser aprendida. A autora Ana Carolina Dantas fala sobre as etapas desse aprendizado na sua própria vida.

Ilustração em cores vivas que mostra crianças em um parquinho. Há um gramado verde com diversas flores amarelas e cor-de-rosa e um escorregador de madeira, com uma estrutura de madeira na parte de cima. Quatro das crianças estão felizes. Duas delas, uma menina branca e um menino branco, estão escalando pela parte de escorregar. Do outro lado, um menino branco está se pendurando na estrutura. Uma criança branca está pendurada em uma tirolesa do lado direito. No canto esquerdo, uma menina de pele um pouco mais escura, em um tom meio cinzento, usando um vestido rosa e maria-chiquinha, chora enquanto segura um ursinho.

Diversão pra quem?

Mania de leitore

É difícil se divertir com uma fantasia bobinha em que “o bem derrota o mal” quando curiosamente você se parece mais com os personagens “do mal”.  Ícaro de Brito fala sobre estruturas preconceituosas arraigadas na ficção, e obras que conseguem fugir delas.

Foto colorida de duas crianças num sofá, cada uma lendo um livro colorido infantil diferente. Uma delas está deitada de bruços no sofá, com o rosto no livro e os olhos fechados. Ela veste uma camisa listrada e um gorro cinza. A outra criança aparece apenas com o livro aberto sobre o colo e está sentada no sofá.

Mania de leitore

Antes de se interessar pela leitura, vem o interesse pelos livros. Luísa Peixoto conta sobre seu passeio com a afilhada e a seguinte missão: ajudar a garotinha a gostar de livrarias.

Se você está lendo isso pelo nosso website, considere assinar nossa newsletter. E, se você já assina nossa newsletter, considere compartilhar seus textos favoritos com as pessoas que você conhece.

Não se interessou pelos posts do mês? Navegue pelo arquivo do blog:

Reply

or to participate.