- Verifique Antes de Ler
- Posts
- Verifique Antes de Ler No 4, ano 2
Verifique Antes de Ler No 4, ano 2
Terrores confortáveis, romances findos, alta fantasia fora da Europa e muito mais.
Chegou o seu e-mail mensal da VAL!
Caso você não acompanhe nossas redes sociais, ou simplesmente tenha perdido um post, todo mês trazemos esse resumão para você saber tudo o que publicamos e poder ler os textos que te interessaram mais. Se você gosta do nosso trabalho e conhece alguém que gosta de acompanhar notícias do mundo da literatura, considere encaminhar este e-mail ou compartilhar um post com essa pessoa!
Para ler os textos, basta clicar na imagem ou no título.
Mania de leitore
Inaugurando a coluna “Sabor literário”, Ana Carolina Dantas fala sobre seu amor por histórias de mentirosos, apresentando alguns filmes e livros que exemplificam as características mais marcantes dessas narrativas.
Mania de leitore
Quem lê horror entende o paradoxo de provocar medo como forma de entretenimento. M. P. Neves fala sobre o conforto do horror que representa os medos “de casa”, tão diferentes dos medos importados que chegam através dos filmes e livros estadunidenses.
Recomendações mistas
O impacto de Tolkien sobre a fantasia é inegável, mas nem toda história épica precisa se passar numa versão fantástica da Europa. Os membros da VAL se reúnem para recomendar histórias de grandes batalhas e sagas que se baseiam em outros cenários e culturas.
Fora das páginas
A maioria das narrativas de romance foca no “antes” ou no “durante”. Roger Portela fala sobre como o filme “Viajo porque preciso, volto porque te amo” é uma narrativa sobre o “depois”. Mais ainda, uma narrativa sobre o romance que acabou.
Giro Literário
Em entrevista para Gabriel Yared, a autora Giu Yukari Murakami fala sobre suas obras, que cobrem vários públicos e gêneros literários, sobre a valorização da produção cultural da região Norte do Brasil e sobre alguns temas recorrentes na própria obra, como imigração e identidade cultural.
Mania de leitore
“Um leitor vive mil vidas antes de morrer.”, a frase atribuída a George R. Martin não é apenas poética: ela tem respaldo em pesquisas. Em um texto sensível e ancorado em estudos, o autor Night Ayala fala sobre como exercícios de imaginação — como a leitura e os jogos de RPG — podem ser também exercícios de empatia fundamentais para o desenvolvimento do ser humano.
Esses foram nossos textos do mês de abril, e, se você leu e gostou de algum deles, que tal comentar no texto ou nas redes sociais?
Nos vemos em maio!
Não se interessou pelos posts do mês? Navegue pelo arquivo do blog:
Reply