Verifique Antes de Ler No 3, ano 2

Recomendações de romance, poesia, e reflexões sobre quem e o que estamos lendo.

Olá, pessoal!

Estamos de volta à sua caixa de entrada com mais um resumão dos posts da VAL, pra vocês conferirem todos os textos que publicamos no mês de março.

Esse mês também foi muito interessante por ter várias datas comemorativas literárias: Dia da Pessoa Bibliotecária, Dia do Contador de Histórias, Dia Mundial da Poesia e Dia dos Diagramadores e Revisores! Imagina como seria nossa vida se desse pra emendar feriados literários do jeito que emendamos o Carnaval.

Como sempre, quando se interessarem por um post, basta clicar no título ou na imagem para ler.

Foto em preto e branco de uma gráfica manual. No centro da imagem, uma mesa repleta de folhetos verticais com imagens impressas e uma guilhotina manual bem à direita, e ao redor da mesa um grupo de três mulheres e um homem juntando as páginas em blocos, montando o material gráfico. Atrás deles, um trio formado por três mulheres e um homem estão sentados em frente a alguns equipamentos, olhando na direção da câmera, como posando para a foto. À esquerda a sala está bem iluminada pela luz natural que vem das janelas. O que chama a atenção, além do material antigo, é a vestimenta e o penteado das pessoas que estão trabalhando, as mulheres com cabelos ondulados e topetes altos, roupas com estampas florais ou algodão cru, e os homens com corte curto e topete, posicionando temporalmente a foto entre os anos 70 e 80.

Mania de leitore

Nem sempre nós leitores nos preocupamos com o selo editorial que publica os livros que lemos. Luísa Peixoto nos convida a refletir sobre os perfis das autorias que ocupam espaços tradicionais e espaços marginalizados no nosso mercado editorial.

Banner de fundo rosa com um mosaico formado pelas capas dos livros “Barbarel”, “Bem mal me quer”, “Enquanto o universo não desmoronar”, “Luzes do norte” e “Ensaios de Patrício Casanova”, cada uma sendo repetida em uma coluna.

O amor continua no ar

Recomendações mistas

No post de novembro, não deu para colocar as recomendações de todos os membros da equipe. Por isso, preparamos uma “parte 2” com romances contemporâneos e histórias fantásticas de vários tipos.

Mosaico contendo duas fotos que se repetem na horizontal alternadamente. São fotos de vários livros dispostos na calçada e no mostruário de uma livraria. Os livros são de Douglas Diegues e as capas trazem retalhos costurados e letras escritas à tinta colorida.

Douglas Diegues e a poesia cartonera da fronteira Brasil-Paraguai

Mania de leitore

Inaugurando os posts sobre poesia na VAL, Flávia Urder fala da sua emoção ao interagir com as obras de um poeta conterrâneo (e dos momentos de encontrá-lo na faculdade e pensar “meu Deus do céu, é o Douglas Diegues”).

Banner composto da capa do livro O Inimigo do mundo, de Leonel caldela, e de uma foto do resenhista Ícaro de Brito. A capa do livro é uma ilustração de um grupo de aventurieros com equipamentos medievais contra um céu avermelhado. Ícaro é um homem negro de cabelo curto, bigode, usando uma camisa xadrez vermelha.

Leonel Caldela: o Inimigo do Mundo

Nossas leituras

Ao longo dos anos, nossas ideias sobre representatividade e representação evoluíram, e Ícaro de Brito comenta sobre aspectos de “O inimigo do mundo” que não envelheceram tão bem.

Banner colorido com um fundo azul e um varal cheio de livros pendurados por clipes de papel, onde cada capa tem uma cor e um tema diferentes: poesia, clássicos, HQs, crônicas, artigos.

Além dos nacionais: outras leituras que valem a pena

Mania de leitore

Ler muito da mesma coisa sempre gera uma sensação de estafa. A escritora Coral Daia conta sobre como redescobriu o prazer dos clássicos depois de passar muito tempo imersa em leituras contemporâneas.

Esses foram os nossos textos do mês de março. Todos os posts têm uma seção aberta de comentários, e nós adoraríamos ouvir as opiniões de vocês por lá. Se tiverem comentários gerais sobre a VAL, podem responder a este e-mail também.

Um abraço, e nos vemos em abril!

Não se interessou pelos posts do mês? Navegue pelo arquivo do blog:

Reply

or to participate.