Verifique Antes de Ler — mês 2, ano 2

Prêmios literários, quadrinhos, fanfics e outros takes interessantes nos artigos de fevereiro.

Fevereiro durou um pouco mais do que o esperado com o Carnaval caindo só em março, mas agora chegou a hora da folia! Quer você seja do bloco de ficar em casa ou prefira curtir um bloco na rua, você pode aproveitar um momento de descanso para conferir nossos artigos do mês que passou.

Para ler, clique no título ou na imagem.

Fotografia de uma tartaruga (ou jabuti) tratada para ficar em verde e preto, com uma faixa preta na frente dos olhos da tartaruga como se estivesse “censurando” o rosto dela.

Mania de leitore

Palco de inúmeras polêmicas, o maior prêmio literário do Brasil dá muito o que falar. Em seu texto, Luiz Felipe Sá aponta inconsistências entre as obras finalistas e o próprio regulamento do prêmio, e outros pontos que requerem atenção. 

imagem colorida com um mock up de história em quadrinhos. há três quadros de cores vibrantes que remetem a capas clássicas de quadrinhos decoradas com retículas, separados por uma moldura branca com setas e onomatopeias em balões

Mania de leitore

Mídias diferentes apresentam possibilidades diferentes, e em seu texto Ana Carolina Dantas fala sobre como, mesmo sendo outra mídia, quadrinhos podem ser considerados literatura.

Banner ilustrativo, colagem com três fotos de pessoas lendo ou escrevendo, todas mostrando apenas as mãos e os livros.

Mania de leitore

Em seu texto, Coral Daia fala sobre a importância de dividir espaços de autories e de leitories, e sobre como essa divisão se borra ao criar arte baseada na arte de outra pessoa. 

Banner de divulgação do texto sobre “Aliança de Sangue e Honra”, escrito por Gabi RM Moura, publicação independente. À esquerda, uma montagem de um tablet em pé mostra na tela a capa do livro, o título do livro em destaque ocupando a maior parte da capa, “Aliança de Sangue e Honra”, com “Livro 1” pequeno logo abaixo, em letras maiúsculas de cor branca. Na parte de cima da capa, o nome da escritora, Gabi R. M. Moura, e rodeando o título e o nome, em um fundo vermelho-escuro, algumas ilustrações de anéis dourados e flores. Na parte inferior do livro, uma arma pequena. À direita do banner, a foto do resenhista, Ícaro de Brito, ele é um homem negro de rosto redonto com barba e bigode curtos e cabelo encaracolado, está usando uma camisa xadrez vermelha. Abaixo da sua foto, seu nome em texto branco. No fundo do banner, um trecho da capa com fundo escuro e uma parte da arma.

Nossas leituras

Romances de máfia seguem certas fórmulas que às vezes falham em transmitir os sentimentos dos personagens, mas Ícaro de Brito nos assegura que “Aliança de sangue e honra” cativa pela emoção. 

Captura de tela de uma cena em preto e branco do filme “Frankenstein”, de 1931. Vários homens erguendo tochas em uma rua à noite

Mania de leitore

O medo de “levar um spoiler” gera ansiedade para consumir imediatamente as novidades e esvazia as possibilidades de discussão sobre a obra. Em seu texto, R. R. Portela defende o fim da cultura do spoiler. 

Se você gostou dos artigos, considere deixar um comentário ou compartilhar com outras pessoas que possam se interessar.

Nos vemos em março!

Nenhum dos posts desse mês te interessou? Veja os posts anteriores do blog.

(Os links levam ao acervo no Beehiiv, mas mês que vem atualizaremos para centralizar tudo no WordPress)

Reply

or to participate.