- Verifique Antes de Ler
- Posts
- Recomendações mistas: dezembro
Recomendações mistas: dezembro
Antes de ler, verifique as percepções culturais incrivelmente únicas sobre o que constitui o “espírito natalino”
Hoje damos boas-vindas à nossa primeira seção de recomendações mistas da VAL!
Os membros da equipe têm ideias bem diferentes sobre o que fazer com o tempo livre no fim do ano, e separamos cinco ideias de leituras e filmes que podem te acompanhar, seja para curtir o verão ou criar um clima natalino:
Denize:
O filme “Minhas adoráveis ex-namoradas”, do diretor Mark Waters. Dezembro é Natal, independente do que você acredite, o espírito natalino é algo relacionado a todos os seres humanos. E, na minha opinião, nada melhor que romance e Natal. Nessa comédia romântica, é possível acompanhar um personagem que nunca se comprometeu com ninguém sendo visitado pelo espírito de sua namorada passada, que o faz repensar sua vida, observando passado, presente e futuro. Criando, assim, o clima perfeito com comédia, romance, Natal e os anos 2000.
M. P. Neves:
“999”, de Wilson Júnior: um romance de ficção histórica arrasador que se passa em um dezembro catastrófico, na virada para o ano 1000, com a implicação de que o apocalipse bíblico está chegando. Leia para se apegar aos personagens e sofrer com eles.
Ana:
Pra mim, Natal tem cara de acolhimento (ou pelo menos deveria ter, mas, se os seus Natais não têm sido muito acolhedores, aceite meu abraço virtual). E um livro curtinho que tem cara de acolhimento é “A Feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres”, da Isa Próspero. Por um erro dos Correios, a carta avisando Simone de que ela é uma bruxa chega com sessenta anos de atraso. Aos 83 anos, dona Simone usa sua magia para potencializar os poderes de vó: fazer blusas de tricô para os netos, cozinhar, esse tipo de coisa. O conflito surge na forma de um adolescente todo gótico querendo desafiá-la para um duelo de magia porque uma profecia diz que Simone é a única bruxa capaz de pará-lo, e a diferença de vibes entre a avó super fofinha e o mago todo trevoso é simplesmente hilária.
Roberto
“The Wager”, de David Grann. Além da história em si ser sensacional — contendo todos os elementos de um bom romance: traições, batalhas, conspirações e coincidências incríveis —, tudo isso vai sendo apresentado ao leitor através do talento incrível do autor como contador de histórias.
R. R. Portela
“A Vovó Chamou o Diabo Para a Ceia”, de Juliana Daglio, é ideal para se ler no natal. Principalmente naquele natal em que você reúne a sua família que finge que se gosta, mas precisa fechar o ano reunida por obrigação natalina. Esse é um conto curto, mas divertidíssimo, que fala de uma família que se reúne para as festas do fim de ano após a matriarca da família falecer. Realizando o último desejo dela, passam um vídeo que ela gravou e, como último desejo, pediu que vissem no Natal. O que não esperavam era o quão aterradores esse vídeo e suas últimas palavras seriam: tem um convidado especial entre eles. É um terror, mas também é engraçado. É horrorosamente divertido.
Essas foram nossas recomendações. Você pode dizer quais delas te chamaram a atenção, e deixar suas próprias recomendações dezembrinas nos comentários!
Reply