BibliOn: a biblioteca que cabe no seu celular

Antes de ler, verifique se uma biblioteca virtual gratuita não era o que faltava para você conhecer livros novos.

Fotografia colorida. Em primeiro plano, uma mão de pele clara segura um smartphone branco em modo paisagem, a tela do aparelho mostra prateleiras cheias de livros. Em segundo plano, levemente desfocado, há um livro aberto sobre uma superfície de madeira.

Imagem via Pixabay

As bibliotecas públicas sempre tiveram um papel social muito importante: ampliar o acesso a livros. Infelizmente, porém, não existem bibliotecas públicas em todas as cidades do Brasil e, mesmo em cidades onde elas existem, nem todo mundo consegue frequentá-las. Por essa razão, desde que descobri a existência da BibliOn, eu gosto de falar sobre ela sempre que é possível.

A BibliOn é uma biblioteca pública como outra qualquer, mas on-line! E, embora a iniciativa seja do governo de São Paulo, qualquer pessoa em qualquer lugar do país pode fazer um cadastro e pegar e-books emprestados.

Você pode baixar o aplicativo para Android ou para iOS, mas também pode acessar a BibliOn pelo navegador.

O catálogo é variado (tem até livro famosinho também, viu?), mas muitas obras precisam ser reservadas (e às vezes o tempo de espera é de alguns meses!), então resolvi fazer uma listinha com alguns livros nacionais que você pode encontrar por lá e que são de uso simultâneo, ou seja, você não precisa reservar, é só escolher, pegar emprestado e começar a ler.

Nota: a BibliOn não pode fazer cópias digitais ilimitadas de qualquer livro presente na plataforma, porque seu acervo é adquirido através de acordos e contratos com editoras e autores.

Fileira horizontal com as capas dos seguintes livros: “O Inimigo do Mundo”, “O Crânio e o Corvo” e “Crônicas da Tormenta”, de Leonel Caldela; “A Joia da Alma”, de Karen Soarele; e “Caverna de Sangue”, de Gabrielle Azevedo.

Fantasia

Se você gosta de fantasia e de RPG, talvez fique feliz em saber que quatro livros desta lista são da editora Jambô: 

O Inimigo do Mundo” (Trilogia Tormenta - livro 1), de Leonel Caldela.

O Crânio e o Corvo” (Trilogia Tormenta - livro 2), de Leonel Caldela.

Nota: “O Terceiro Deus”, terceiro livro da trilogia, também está lá, mas não é de uso simultâneo.

Crônicas da Tormenta”, de Leonel Caldela.

A Joia da Alma”, de Karen Soarele.

Outro livro nacional de fantasia que pode ser encontrado por lá é “Caverna de Sangue”, de Gabrielle Azevedo.

Banner com as capas, alinhadas lado a lado, dos seguintes livros: “Lágrimas de carne”, de Fernanda Castro; “Lobo de rua”, Jana Bianchi; e “Dissonâncias”, de Eric Novello.

Ficção especulativa

Claro que você pode não curtir alta fantasia tanto assim e preferir uma boa ficção especulativa. Recentemente, eu li “Lágrimas de Carne”, da Fernanda Castro, e a qualidade técnica desse livro é invejável. Ele está na BibliOn e é de uso simultâneo.

Outra escritora talentosa de ficção especulativa que você pode encontrar por lá é a Jana P. Bianchi, cujo livro “Lobo de rua” também é de uso simultâneo. 

Em uma linha mais de ficção científica, você pode pegar emprestado “Dissonâncias”, de Eric Novello, sem precisar reservar com antecedência.

Banner de fundo branco com as capas, alinhadas lado a lado, das antologias “As Artes Mágicas do Ignoto”, “As crônicas da Unifenda”, “Criaturas e criadores” e “Da necessidade de relâmpagos: antologia do I festival Relampeio”.

Antologias de contos

Para quem gosta de ler contos, as seguintes antologias estão disponíveis para empréstimo imediato:

As Artes Mágicas do Ignoto”, antologia de ficção especulativa organizada por Dante Luiz e por G.G. Diniz, uma parceria entre as editoras Dame Blanche e Corvus.

As crônicas da Unifenda”, antologia de literatura fantástica organizada pela Plutão Livros.

Criaturas e criadores”, antologia de terror organizada pela Record.

Da necessidade de relâmpagos: antologia do I festival Relampeio”, editora Avec, ficção especulativa.

Capa do livro “Paixão póstuma”, de Manuella S. B. Queiroga. Ramos com folhinhas em um tom de amarelo amarronzado distribuídos sobre um fundo escuro de cor azul acinzentada.

Romance

Tem romance na BibliOn também, viu? Durante as buscas para montar esta lista, achei por lá o romance sobrenatural “Paixão póstuma”, de Manuella S. B. Queiroga.

Mosaico com as capas dos seguintes livros: “A maldição do filme”, de Eliana Martins; “Conte mais uma vez” de Weberson Santiago; “O mar de Manu”, de Cidinha da Silva; “Flores ao mar”, “O mistério da sala secreta” e “O show tem que continuar”, de Lavínia Rocha.

Literatura infantojuvenil

Bom, talvez você procure algo mais “leve”, e o que não falta na BibliOn é livro infantojuvenil. Estes aqui são de uso simultâneo:

A maldição do filme”, de Eliana Martins.

Conte mais uma vez” de Weberson Santiago.

O mar de Manu”, de Cidinha da Silva.

E os livros da Lavínia Rocha: “Flores ao mar”; “O mistério da sala secreta”; e “O show tem que continuar”.

Óbvio que tem clássico nacional também, e “A Comunidade do Arco-Íris”, de Caio Fernando Abreu, não precisa de reserva.

Mosaico com as capas dos livros “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Márquez, “E eu não sou uma mulher?”, de bell hooks, “O castelo animado”, de Diana Wynne Jones, “O corvo e outros contos extraordinários”, de Edgar Allan Poe, “O menino que descobriu o vento”, de William Kamkwamba, “Sombra e Ossos”, de Leigh Bardugo, e “Violeta”, de Isabel Allende.

Bônus — alguns livros de autores estrangeiros

Foi aqui que pediram realismo mágico? Eu indico demais o livro “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez.

Se você quer ler mais autoras negras, “E eu não sou uma mulher?”, de bell hooks, está disponível para empréstimo imediato.

Para fãs do Studio Ghibli, o livro “O castelo animado”, de Diana Wynne Jones, também não precisa de reserva.

Para quem curte literatura gótica e gosta de clássicos, tem a coletânea “O corvo e outros contos extraordinários”, de Edgar Allan Poe.

O menino que descobriu o vento”, de William Kamkwamba, não precisa ser reservado na BibliON.

É uma fantasia contemporânea que virou série na Netflix que você quer? Tem “Sombra e Ossos”, de Leigh Bardugo.

Para finalizar, vou deixar aqui “Violeta”, de Isabel Allende, porque esse livro está na minha lista de próximas leituras.

Espero que vocês tenham gostado do texto e que encontrem boas leituras.

Foto só de rosto de Mile Cantuária. Mulher branca, na casa dos 30, de cabelos castanho-escuros, ondulados e levemente volumosos. Tem olhos da mesma cor do cabelo e está olhando para a câmera sem sorrir, com uma expressão neutra e suave. Não está usando maquiagem. Tem bochechas e maçãs do rosto bem preenchidas e um rosto um pouco arredondado, de um formato intermediário entre magro e gordo. O nariz é reto e fino, os lábios são de um tom de rosa meio amarronzado e têm volume médio. Não tem marcas de expressão acentuadas ou outros traços marcantes.

Revisora e preparadora de texto, coeditora-chefe da Revista Profana, graduada em Engenharia Civil e mulher com deficiência. Levaria, se pudesse, todos os gatos de rua para casa. Informações de contato e redes sociais aqui.

Revisão: Luiz Felipe Sá

Lembre-se que a seção de comentários fica aberta, e adoraríamos ouvir suas opiniões sobre o artigo! Algum desses livros te chamou a atenção? Você já usou a BibliOn?

Reply

or to participate.